quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cuidados no momento de estudar para a prova do Exame de Suficiência em Contabilidade


O Exame de Suficiência do CFC tem por objetivo certificar a qualificação profissional dos bacharelados em Ciências Contábeis e concluintes do curso Técnico em contabilidade, conforme descrito no próprio Edital do Exame de Suficiência No. 01/2014, “O Exame tem por objetivo comprovar conhecimentos médios, consoante aos conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade, descritos neste Edital.”, sendo assim o CFC elabora o Edital e determina os assuntos a serem cobrados, baseado num apanhado das ementas do curso de Ciências Contábeis. Eu particularmente não sei como fazem isso, mas com certeza deve ser baseado em levantamentos. Além disso é considerado que o contador tem Princípios e Normas técnicas bem definidas na sua atuação profissional, e o CFC também considera essa “legislação” no momento de definir as disciplinas e temas a serem cobrados no Exame de Suficiência.

Estou abordando isso, pra dizer que os candidatos ao Exame devem ficar muito atentos ao definir como e o que vão estudar, principalmente em relação ao material que vão usar. Muito embora os temas se repetem de Edital para Edital, está claro no texto do Edital que vale a última alteração de cada tema, ou seja, devemos ter em mãos, para estudo, os materiais mais atuais possíveis, e esse é o maior CUIDADO que se deve ter ao iniciar os estudos para o Exame.

Durante esses 06 últimos exames tenho visto muito candidato estudar por livros e normas já ultrapassados, que foram alterados por novas normas e procedimentos. É sabido que a contabilidade no brasil passa por mudanças estruturais significativos desde 2007, e isso não acabou, mudanças, alterações de normas e procedimentos acontecem rotineiramente e por isso precisamos ficar atentos, não só para estudar para o Exame, mas também e principalmente para o nosso trabalho diário na contabilidade. Jamais um contador poderá se justificar de um erro, dizendo que não sabia da alteração normativa, portanto isso (a atualização) deve ser um cotidiano do contador, mesmo que ainda não tenho o registro, ou seja, não tenha feito ou passado no Exame. Temos que nos acostumar a isso.

Então aqueles que vão prestar o Exame, e estão se preparando para ele, devem tomar alguns cuidados para não ser prejudicado na prova simplesmente por não estar atualizado. Baseado nessa minha vivência de professor, e principalmente por estar acompanhando os Exames desde o começo, me sinto na obrigação de dar algumas dicas de CUIDADOS que você deve ter ao se preparar para o Exame:



1º) Leia atentamente o Edital. Eu sei que é uma leitura maçante, chata, e dá até sono quando estamos lendo, mas é extremamente necessário, especialmente em relação a prazos e conteúdos. Apesar de parecer sempre igualzinho, as vezes eles colocam algumas pequenas mudanças, que podem nos prejudicar por não ter lido. Invista tempo nisso;

2º) As grandes mudanças estruturais na contabilidade aconteceram entre 2008 e 2011, portanto não estude com materiais editados antes dessa data, mesmo que seja de autor renomado, com certeza se for de um autor renomado já deve ter uma edição atual revisada, procure na internet.

3º) Os materiais editados a partir de 2011 também podem ter sofrido alterações, e neste caso pode ser que ainda não hajam edições mais atualizadas do mesmo material, mas você vai encontrar as atualizações de normas e procedimentos nos seguintes sites: www.cpc.org.br (pronunciamentos); www.cfc.org.br (resoluções).

4º.) Algumas resoluções (NBC TGs) precisam ser lidas na íntegra. Neste caso, como é uma leitura técnica, não basta ler uma única vez, se você fizer isso corre o risco de se confundir. Lei mais de duas vezes, e tente conversar com um colega de profissão sobre o assunto, para melhorar o entendimento.
Essas são as principais dicas que eu posso te dar, para que você seja objetivo em seus estudos, e não corra o risco de estudar assuntos desatualizados ou que não serão cobrados no Exame.

ESTUDE COM FOCO

Dedique um tempo para os estudos, planeje bem esse tempo, e dê muita ênfase para a prática, ou seja, faça muitos exercícios e refaça as questões dos Exames anteriores.

Bons estudos!

Prof. Mário Jorge



Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com