terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Como estudar para passar no Exame de Suficiência em Contabilidade?

 

Olá Pessoal, resolvi escrever sobre uma pergunta que muitos alunos me fazem a respeito do Exame de suficiência do CFC, ou seja, "Como e o que devem estudar para o Exame de suficiência", outros ainda me perguntam quanto tempo devem se dedicar nos estudos para o exame.

Responder a essas perguntas não é fácil, é como chover no molhado, pois o que deve ser estudado é o que está no Edital, o tempo de dedicação deve ser o máximo possível dentro da disponibilidade de cada um, mas é claro que todos tem muitos afazeres, a maioria não tem mais paciência para horas de estudos, pois acabou de sair da faculdade e está cansado, então realmente temos que achar uma maneira de estudar o mínimo necessário e ainda passar, parece a busca por uma receita milagrosa, mas acho que podemos fazer algo a esse respeito sim.

Eu sempre recomendo uma prática que, em determinado momento, pra mim deu certo. Certa vez eu resolvi que ia fazer o teste da ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em administração. Esse teste é pré requisito para a maioria dos programas de mestrado, e você precisa fazer uma pontuação no mínimo mediana, acontece que a prova é dificílima, são 5 disciplinas: Português; Inglês; Raciocínio Analítico, Raciocínio Lógico e Raciocínio Quantitativo. Algumas dessas disciplinas eu nunca tinha ouvido falar, e na prova de Inglês por exemplo até a vírgula era em inglês, só pra terem uma ideia da dificuldade. No momento de estudar eu nem sabia por onde começar, foi ai que resolvi comprar um material com respostas das questões dos testes anteriores, então estudei somente com aquele material, ainda que o material tinha somente as questões com a resposta correta assinalada, não tinha nenhuma explicação de como chegar ao resultado, mas mesmo assim me ajudou muito a entender o nível das questões e como elas estavam estruturadas.

Estudei bastante esse material e obtive um resultado razoável, fiz 380 pontos de um total de 500.

 
Então a minha dica para os estudos é estudar com foco e baseado nas provas anteriores. No caso do exame de suficiência, apesar do edital ser extenso, temos que considerar que pelo menos a maioria dos assuntos você já viu na faculdade, independentemente do grau de aprofundamento, pelo menos você tem uma noção do que seja, e isso ajuda muito, e corta caminhos.

Foi pensando nisso que elaborei a apostila com a resolução de questões dos exames anteriores, mas eu fiz com bastante explicação e detalhamento, justamente porque eu já precisei disso e sei o quanto essa ajuda é valiosa. Se você realmente estudar a apostila, lendo o conteúdo conceitual, refazendo as questões, e usar um pouco do seu tempo para estudar um pouco as outras disciplinas através de outros livros, é certeza que vai passar. Por outro lado, materiais assim não são milagrosos, você precisa se dedicar, reservar horas de estudo mesmo.

Quando decidir que vai começar a estudar para o Exame (e tente fazer isso o mais breve possível), primeiro defina quanto tempo você tem disponível, do dia em que vai iniciar os estudos até 3 dias antes do exame, calcule em número de horas, depois separe os assuntos por grau de dificuldade em relação ao seu conhecimento. Feito isso atribua a cada assunto uma quantidade de horas de estudo considerando a dificuldade do assunto e a quantidade total de horas disponíveis, somente depois disso separe o material, e lembre de juntar o máximo de material que tenha questões resolvidas de exames anteriores, além disso faça muitos exercícios, e leia também algumas NBC TGs, é extremamente importante.

Se você se planejar bem, for disciplinado (a) e persistente, a aprovação está garantida.

Bons estudos e boa sorte!

Prof. Mário Jorge

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com