sexta-feira, 20 de abril de 2012

Especial tira dúvidas do Imposto de Renda - Parte XXXVII



1) Fiz um consórcio em outubro de 2011 e fui contemplado em dezembro, mas só peguei o veículo em 2012. Como faço para declarar os valores pagos das parcelas e lance que ofertei? (Gilson Anjos)

Resposta: Informe no campo Discriminação da ficha “Bens e Direitos”, código 21, os dados do bem e do consórcio. Não preencha o campo “Situação em 2010” e informe no campo “Situação em 2011” o valor das parcelas e do lance pagos em 2011.

2) Faço contribuição associativa sindical por me dar direito a médicos e dentistas. A contribuição é descontada diretamente do meu salário. Posso declarar como despesas médicas apesar de não ser plano de saúde? (Mirielle Assumpção)

Resposta: Não sendo plano de saúde conveniado com o Sindicato, não será permitida a dedução como despesa médica.

3) Preciso fazer a declaração da minha mãe porque ela recebeu um precatório no ano passado. O valor total é de R$ 210.605,90, e foi descontado 3% de IR. Ele estava esperando sair este precatório há 13 anos. Qual é a maneira certa de fazer a declaração, lembrando que é um precatório de natureza alimentar? (Raylan Holanda)

Resposta: Informe o rendimento recebido e o imposto retido na fonte na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ”.

4) Gostaria de saber onde devo declarar contribuição à previdência privada no IRPF. E o ganho com o lucro na venda de um imóvel? (Geysa Santos)

Resposta: As contribuições à previdência privada devem ser informadas na ficha “Pagamentos e Doações Efetuados”, com o código 36. O lucro na venda de imóvel deve ser apurado mediante preenchimento do Demonstrativo “Ganhos de Capital – GCAP/2011” e importe os dados para “Declaração de Ajuste Anual”.

5) As taxas de inscrição em concurso são dedutíveis? Como devo declará-las? Nas despesas relativas à educação? (Veronica Ferreira)

Resposta: Os pagamentos de taxas de inscrição para cursos preparatórios, para concursos ou vestibulares não são dedutíveis por falta de previsão legal. (Do G1 - perguntas dos leitores com respostas do Consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB-Folhamatic).

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com