segunda-feira, 9 de abril de 2012

Especial tira dúvidas do Imposto de Renda XXIV


1) Recebi a quantia de R$ 990 em diárias de uma IES. Devo declarar? Se sim, como devo proceder? (Francisco Costa)
 
Resposta: Informe o valor recebido na ficha “Rendimentos Isentos e Não-Tributáveis”, na linha 15.

2) Em dezembro de 2011 fiz dois contratos de compra e venda, de dois imóveis distintos. Recebi e paguei a título de sinal. Como declarar? (Aurentino Costa)
 
Resposta: Na ficha “Bens e Direitos” relativa ao imóvel vendido, informe a operação na coluna discriminação, indicando o nome do comprador e as condições. Não preencha a coluna 31/12/2011. Informe o novo imóvel nesta ficha e indique as condições de compra. Preencha a coluna 31/12/2011, com o valor efetivamente pago até essa data. Tratando-se de venda e compra de imóveis verifique ainda se houve ganho de capital ou se operação realizada está isenta de tributação, preenchendo o Demonstrativo “Ganhos de Capital – GCAP/2011”.

3) Sou servidora pública e tenho 49,9% de cotas, ou seja, R$ 150.000, somando as quatro empresas pequenas que começaram a funcionar em maio e não obtiveram nenhum lucro no ano passado. Eu sou obrigada a declará-las? (Ângela França)
 
Resposta: A participação no capital das empresas deve ser informada na ficha “Bens e Direitos”, independentemente de ter apurado lucro ou prejuízo.

4) O que fazer quando a descrição de um bem que envolve compra de casa, demolição e construção, não cabe em um único item da ficha “Bens e direitos”? (Marcelo Mateus)
 
Resposta: Abrevie as informações o máximo possível.

5) Gostaria de saber se posso colocar o número de minha conta de poupança para a devolução do Imposto de Renda 2012. (Adilson Pestana)
 
Resposta: O crédito da restituição só pode ser efetuado em conta-corrente ou de poupança de titularidade do contribuinte. (Do G1 - perguntas dos leitores com respostas do Consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB-Folhamatic).

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com