domingo, 4 de março de 2012

Insatisfação no trabalho? saiba como encara-la

por Jorge Maciel Damasceno Pires

A pesquisa realizada e coordenada por Elaine Saad, da Right Management, foi feita com um universo de 5.685 entrevistados, e revela que 48% de pessoas estão infelizes no trabalho, sendo que o percentual de mulheres (59%) supera o de homens (41%) igualmente insatisfeitos.

alt
Os entrevistados responderam apenas SIM ou NÃO à pergunta "Você é feliz no seu trabalho atual ou na sua última ocupação"? Lembrando que esta felicidade significa, sentir-se bem, motivado, realizado e com boas perspectivas de crescimento na maioria do tempo.
Com relação à faixa etária, os menos felizes têm entre 20 e 30 anos e representam 32% dos entrevistados, contra apenas 8% de não satisfeitos na faixa dos 40 aos 50 anos. Isto pode ser explicado de acordo com a experiência adquirida na vida profissional: os cargos são de mais responsabilidade e os salários vão aumentando.
Vimos que hoje temos trabalhadores mais insatisfeitos isso por quê? Calma você não está sozinho, talvez você aguarde uma promoção que nunca chega, salário baixo, indiferença de salário, chefes ou até o ambiente corporativo pode influenciar. Em vez de ficar reclamando e tento expectativas mais altas, proponho que sem sair do emprego atual você mude a forma como enxerga o ambiente e em vez de pedir um aumento, peça uma oportunidade de ganhar mais conhecimento na sua empresa e assim lá na frente pedir um aumento, claro que você precisará ir muito mais além do que apenas pedir conhecimento e sim manter-se motivado também.
Muitas vezes motivar-se depende do seu foco e de onde você quer chegar. É importante fazer uma lista das coisas a qual você possa responder, tenho uma que eu acho a mais importante: porque você acorda todas as manhãs para trabalhar? Fazer uma lista dos motivos e deixa-la na ponta da língua é importante para os momentos de desanimo. Atenção é importante saber que ser feliz e alcançar o sucesso profissional dependem muito da sua visão de futuro, perseverança para encarar as adversidades e muito equilíbrio emocional. Acredite nem tudo é dar forma como queremos e sim da forma como a sociedade impõe, acredite também em você porque existem muitos trabalhadores que estão inseridos em ambiente de trabalho de uma forma limitada e sem expectativas, mas que não deixam de sonhar, não deixam que o desânimo as impeça de seguir e principalmente acreditam ser muito mais do que as pessoas costumam enxergar, esses sim serão vencedores porque descobriram a arte de encarar as perdas, erros e fracassos como processos de fortalecimento, desenvolvimento e reflexão, moldando assim um perfil adulto e mais maduro para novas oportunidades. (Administradores.com.br com foto). 

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com