sexta-feira, 9 de março de 2012

Especial tira dúvidas do Imposto de Renda IV

Imagem ilustrativa

1) Estou fazendo um curso de pós-graduação nos EUA, cujos custos estou pagando com o meu dinheiro, mas continuo recebendo meu salário do meu empregador no Brasil. Essas despesas com educação podem ser descontadas no declaração do IR 2012? (Thiagão Snowfield)


Resposta: Sim. São dedutíveis as despesas com instrução realizadas no exterior, em estabelecimentos de ensino regular, comprovadas por meio de documentação hábil, até R$ 2.958,23.

2) Quitei o leasing do meu veículo no ano passado, em setembro. Nos anos anteriores, eu havia realizado a declaração do leasing (data do contrato 2009). Como devo proceder agora para declarar meu veículo? Declaro como bem e também em leasing, indicando que foi quitado? O valor do bem que devo declarar é o total pago no leasing? (Fernando Abadia)


Resposta: Para declarar o veículo, utilize o código relativo ao bem e, no campo Discriminação, da ficha “Bens e Direitos”, informe os dados do bem e do contratante. No campo “situação em 31/12/2010”, informe os valores pagos até 31/12/2010, para leasing contratado até 2010. No campo “situação em 31/12/2011”, informe o total constante no campo “31/12/2010” – se for o caso, acrescido do total dos valores pagos em 2011, inclusive o valor residual.

3) Tenho um imóvel e quero saber se posso corrigir o valor venal dele anualmente. (Marcos Acioli)


Resposta: Não. Os imóveis constantes na ficha “Bens e Direitos” não podem ser corrigidos por falta de previsão legal.

4) Como fica a declaração da bolsa dos médicos residentes? O imposto, que era retido na fonte, parou de ser cobrado desde a publicação da MP 536, no final de outubro de 2011. Há restituição do valor pago antes da publicação? (Aldir Selles)


Resposta: Na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ” pelo titular informe somente o valor do imposto de renda retido na fonte, descontado antes da publicação da Lei. O valor da bolsa recebido deverá ser informado na linha 01, da ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

5) Ao declarar um imóvel financiado, devo somar ao valor declarado no ano anterior o montante pago no exercício através das prestações (amortização, juros, seguros, taxas) ou apenas o que se referir à amortização? (João Guilherme)


Resposta: Integra o custo de aquisição do imóvel financiado os valores efetivamente pagos, constantes na ficha “Bens e Direitos” de 2010, crescido do total das parcelas pagas até 31.12.2011. (Do G1 - perguntas dos leitores com respostas do Consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB-Folhamatic).

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com