quarta-feira, 7 de março de 2012

Especial tira dúvidas do Imposto de Renda II

Imagem ilustrativa
1) Perdi todos os dados da declaração anterior. Como fazer para recuperá-los junto à Receita Federal? (Igor Schwartzmann)

Resposta: A 2ª via da declaração do ano anterior poderá ser solicitada mediante preenchimento do formulário “Solicitação de Cópia de Documentos”, que pode ser obtido no site da Receita Federal, no link “Formulários”. Depois de preencher o documento, dirija-se a uma agência da Receita Federal de sua jurisdição.

2) Morei no exterior desde 1984 e voltei definitivamente ao Brasil no ano passado (2011), com meu filho de 14 anos. Vendi a casa que possuíamos na Europa e enviei legalmente esse dinheiro pelo banco. Em junho do ano passado, comprei um apartamento aqui no Brasil, pagando-o à vista com este dinheiro. Como devo proceder com a declaração? (Giovanna Pedisic)

Resposta: Informe em “Bens e Direitos” na “Situação em 31/12/2010” a disponibilidade possuída nesta data e não preencha “Situação em 31/12/2011”. Informe ainda nesta ficha, no código 11, o apartamento e preencha o valor pago na "Situação em 31/12/2011".

3) É possível deduzir gastos com tratamentos alternativos, como acupuntura ou quiropraxia? (Antonio Júnior)

Resposta: Não há previsão legal. Somente podem ser deduzidas despesas que forem médicas e hospitalares devidamente comprovadas.

4) Minha esposa trabalhou até maio de 2011, quando foi demitida. Ela sempre foi isenta, pelo enquadramento salarial. Posso incluí-la como dependente em minha declaração? Os valores que ela pagava com Plano de Saúde antes de ser demitida podem ser deduzidos? Devo declarar os rendimentos que ela recebeu entre janeiro e maio de 2011 em minha declaração? (Antonio Júnior)

Resposta: Sim, a esposa poderá ser dependente. Inclua os rendimentos do dependente em sua declaração. Neste caso, os pagamentos efetuados ao Plano de Saúde poderão ser deduzidos. Informe os valores na ficha “Pagamentos e Doações”.

5) Como fazer a declaração de valores recebidos em forma de presentes de casamento? Recebemos uma boa quantia em forma de cota de lua de mel, onde os convidados realizavam o depósito através de uma empresa especializada em tal processo. E quanto aos prestadores de serviço da festa do casamento, como devo incluí-los no IR. (Michelle Pereira)

Resposta: O valor recebido a título de cota de lua de mel deve ser informado no código 80 da ficha “Pagamentos e Doações Efetuados”. Os gastos com os serviços da festa de casamento não são informados. (Do G1 - perguntas dos leitores com respostas do Consultor Antônio Teixeira Bacalhau, da IOB-Folhamatic).

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com