segunda-feira, 5 de março de 2012

Em tempos de declaração de IR, aumentam e-mails falsos em nome da Receita


O contribuinte que receber qualquer tipo de e-mail da Receita Federal deve ficar atento. A princípio, o órgão não encaminha mensagens eletrônicas sem a autorização do usuário.

O recebimento de mensagens solicitando dados pessoais, bem como informações bancárias, tornou-se uma prática comum nos últimos anos. A Receita sempre alerta aos contribuintes para que redobrem a atenção com possíveis fraudes envolvendo o assunto Imposto de Renda, principalmente por conta da temporada de entrega da declaração de ajuste anual, que começou na quinta-feira (1º).
Orientações

O especialista em segurança digital e diretor comercial da Nodes Tecnologia, fornecedora de tecnologias para a segurança digital, Eduardo Lopes, comenta que os cyber criminosos são muito criativos e que constantemente desenvolvem mecanismos diversos para enganar os usuários de computador. "Geralmente os criminosos virtuais enviam e-mails a uma grande quantidade de destinatários e contam com que os usuários caiam em suas armadilhas", afirma. 

Quem receber uma mensagem sem autorização não deve respondê-la. Existe a possibilidade de os dados do receptor serem roubados pelo hacker.
Ao receber uma mensagem do tipo, o contribuinte deve deletá-la instantaneamente. A orientação é para que o usuário não acesse links ou mensagens escritas com 'clique aqui'.
Além das orientações já descritas, o internauta não deve abrir arquivos anexados, que podem causar danos ao computador ou roubar informações confidenciais de seu usuário. (Uol Economia).

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com