domingo, 19 de fevereiro de 2012

Exame de Suficiência em Contabilidade: Exercício contextualizado

Imagem divulgação
EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE



QUESTÃO 16 (EXAME CFC/CRC 2/2011)


RESPOSTA: A


Demonstração do resultado econômico


Introdução
  • A Demonstração do Resultado Econômico deve evidenciar o resultado econômico de ações do setor público, considerando sua interligação com o sistema de custos e apresentar na forma dedutiva, pelo menos, a seguinte estrutura:

    1. receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos;
    2. custos e despesas identificados com a execução da ação pública; e
    3. resultado econômico apurado.

  • A receita econômica é o valor apurado a partir de benefícios gerados à sociedade pela ação pública, obtido por meio da multiplicação da quantidade de serviços prestados, bens ou produtos fornecidos, pelo custo de oportunidade.

  • O custo de oportunidade é o valor que seria desembolsado na alternativa desprezada de menor valor entre aquelas consideradas possíveis para a execução da ação pública.

  • É importante ressaltar que, para uma adequada elaboração da Demonstração do Resultado Econômico, é imprescindível que a receita econômica e o custo das ações públicas a serem demonstradas sejam mensurados com suficiente segurança. (ESAF).


RESOLUÇÃO




a) Correto.

O demonstrativo do resultado econômico possibilita a realização de diversos estudos voltados para o processo decisório pois permite que os administradores enxerguem além da simples execução orçamentária em que as únicas informações estão representadas pela execução da receita e despesa nas suas diversas etapas. Segundo o professor Lino Martins da Silva

A Demonstração do Resultado Econômico evidencia o resultado econômico, em cada nível de prestação de serviços, fornecimento de bens ou produtos pela entidade pública, obtido do confronto entre a receita econômica e os itens de custos e despesas dos serviços, dos bens ou dos produtos, oriundos dos sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial em cada período. NBC 16.6


b) Errado. Completamente errado. “não obrigatoriedade da demonstração financeira e patrimonial de a execução orçamentária fora dos parâmetros diante da falta do sistema do controle interno.”


c)Errado. A Constituição Federal de 1988 não afirma isso.


d) Errado. Nas questão apresentou um não. Financeiro e Patrimonial é obrigatório!

LRF – LC 101/ 00 - Art. 50. Além de obedecer às demais normas  de contabilidade pública, a escrituração das contas públicas observará as seguintes: 

§ 3º A Administração Pública manterá sistema de custos que permita a avaliação e o acompanhamento da gestão orçamentária, financeira e patrimonial.

Blog de Professores Contábeis

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com