terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Exame de Suficiência em Contabilidade: Exercício contextualizado


Imagem divulgação
EXAME DE SUFICIÊNCIA EM CONTABILIDADE 

QUESTÃO 13 (EXAME CFC/CRC 2/2011) 
RESPOSTA (LETRA D)


RESOLUÇÃO

Item I -  correto

Segundo a portaria ministerial 163/01, que dispõe  sobre normas gerais de consolidação das Contas  públicas no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, e dá outras providências, informa :


Art. 3º A classificação da despesa, segundo a sua natureza, compõe-se de:

§ 3º O elemento de despesa tem por finalidade identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias, material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma, subvenções sociais, obras e instalações, equipamentos e material permanente, auxílios, amortização e outros de que a administração pública se serve para a consecução de seus fins.

No Manual Aplicado ao Setor Público de 2010, do Ministério da Fazenda, também fundamenta:

Conforme definição constante deste manual, o elemento de despesa tem por finalidade  identificar os objetos de gasto, tais como vencimentos e vantagens fixas, juros, diárias,  material de consumo, serviços de terceiros prestados sob qualquer forma e outros de que  a administração pública se serve para a consecução de seus fins.

Item II - Correto

No mesmo mesmo caso anterior o manual complementa:

Portanto, para emissão do empenho deve-se identificar o objeto do gasto que, no caso, é  a prestação de serviços com base no contrato de manutenção de aparelhos, já que não é  possível no contrato fazer a distinção entre os objetos de gasto.

Item III - Correto

E, ainda, complementa o parágrafo anterior o manual.

Assim, torna-se  desnecessária a emissão de dois empenhos, sendo emitido apenas um na ND 3.3.90.39, pois o fornecimento de peças está incluso e não altera o valor do contrato.

Blog de Professores Contábeis

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com