segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exame de Suficiência CFC/CRC: Contabilidade Gerencial “Aspectos Instrodutórios”




Contabilidade gerencial é o processo de identificar, mensurar, reportar e analisar informações sobre os eventos econômicos da empresa. Um exemplo de informação gerencial contábil é o relatório de despesas de uma seção operacional, tal como a seção de padaria em uma mercearia. Outros exemplos são os cálculos de custos de se produzir um bem, prestar um serviço, desempenhar uma atividade e um processo comercial, e atender a um cliente.

A contabilidade gerencial tem várias funções, mas uma das mais importantes é o fornecimento de informação para apoiar o processo de tomada de decisões. A informação gerencial contábil participa de várias funções organizacionais diferentes – controle operacional, custeio do produto e do cliente, controle administrativo e controle estratégico.

Dependendo do nível organizacional, a demanda pela informação gerencial contábil é diferente. Ao nível de um operador, a informação necessária é para controlar e melhorar as operações. À medida que se sobe de cargo na empresa, os gerentes intermediários supervisionam o trabalho e tomam decisões sobre recursos físicos e financeiros, produtos, serviços e clientes, esses gerentes podem receber informações gerencial contábil com menor freqüência e maior grau de agregação.  Os gerentes intermediários, também, usam a informação gerencial contábil para ajudá-los na elaboração de melhores planos e nas decisões.

Existem similaridades entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira, no entanto são desenvolvidas para diferentes propósitos e usuários de suas informações.

A contabilidade financeira é regulamentada, pois é elaborada em conformidade com arcabouços teóricos da contabilidade e com a legislação específica do país, enquanto que a contabilidade gerencial não tem regulamentação, sendo elaborada de acordo com as necessidades dos gestores da organização.


REFERÊNCIAS

Contabilidade gerencial (Atlas, 2000)
A importância da contabilidade gerencial na tomada de decisão nas empresas (Artigo, 2008)
Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiencia (Atlas, 2011).

AUTORES

ATKINSON, BANKER, KAPLAN, YOUNG.
Neivandra  Miotto, Jeferson Lozeckyi
Jorge Niyama, César Tibúrcio Silva, Demais Autores Organizadores;
Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Gelbcke, Ariovaldo Santos.

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com