quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Exame de Suficiência CFC/CRC: Controladoria “Aspectos Introdutórios”



A controladoria pode ser conceituada como um conjunto de princípios, procedimentos e métodos das Ciências da Administração, Economia, Psicologia, Estatística, e principalmente da Contabilidade, que se ocupam da gestão econômica das empresas, com o fim de orientá-las para eficácia.

A controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoiada na Teoria da Contabilidade e numa visão multidisciplinar, é responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica, que supram adequadamente as necessidades informativas dos Gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas.

A função básica da Controladoria será garantir a perfeita realização do processo de decisão-ação-informação-controle, acompanhando e controlando as atividades da empresa, Para atingir a sua missão a controladoria tem estabelecido, uma série de funções entre as quais citamos, sendo o controller responsável pela realização das seguintes atividades:

- Organização de um adequado sistema de informações gerenciais que permitem à administração conhecer os fatos ocorridos e os resultados obtidos com as atividades;

- Comparação permanente entre o desempenho esperado e o real;

- Classificação das causas e dos responsáveis pelas variações de estimativa e de desempenho;

- Identificação das causas e dos responsáveis pelas variações;

- Apresentação de recomendações para a adoção de medidas corretivas.

Definimos controller como o profissional que analisa os números, reunindo todas as informações quantitativas necessárias como, rentabilidade, taxas, investimentos, resgates, despesas, captação, custo, empréstimos, riscos, Cash Flow e etc. Tem pleno conhecimento da vida financeira da empresa. O Controller promove o conhecimento do conjunto de todas as variáveis relacionadas ao abrangente campo da controladoria organizacional, consolidando uma visão estratégica e integrada da gestão de finanças e controladoria empresarial, buscando a relação entre os diversos desempenhos da empresa. Ele sabe exatamente tudo o que ocorre na organização.

Os modernos conceitos de Controladoria indicam que o Controller desempenha sua função de controle de maneira muito especial, isto é, ao organizar e reportar dados relevantes exerce uma força de influência que induz os gerentes a tomarem decisões lógicas e consistentes com a missão e objetivos da empresa.

REFERÊNCIAS

Controladoria. São Paulo: Atlas, 2001. 
O Controller dentro das organizações (Artigonal, 2008). 
Introdução à Controladoria - Conceitos, Sistemas, Implementação (Atlas, 1993).
Manual de Contabilidade Societária (Atlas, 2011)

AUTORES

Armando CATELLI (Coordenador)
Nilson Leal Santos
Masayuki Nakagawa
Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Gelbcke, Ariovaldo Santos.

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com