segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Exame de Suficiência CFC/CRC: Contabilidade Geral “Aspectos Introdutórios”


A Contabilidade é uma Ciência Social que estuda o comportamento das riquezas que se integram a Patrimônio. É o grande instrumento que auxilia a administração, pois é a linguagem dos negócios que mede os resultados das empresas, avalia o desempenho dos negócios, dando as diretrizes para as tomadas de decisões.

O Contador tem como função básica a produção de informações úteis aos usuários da Contabilidade.

A Contabilidade sempre bem influenciada pelos limites e critérios fiscais, particularmente os da legislação do Imposto de Renda. As companhias abertas são subordinadas às disposições da Lei 6.404/1976 e suas atualizações, as Leis 11.638/2007 e 11.941/2009.

E o que são as Companhias Abertas?

As companhias abertas são as sociedades anônimas que podem negociar seus títulos mobiliários (ações, debêntures) no mercado aberto, desde que devidamente registradas na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

As sociedades sujeitas à tributação do IR com base no Lucro Real também seguem as leis supracitadas.

Ao final de cada exercício social, a administração deverá elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações contábeis, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício (Lei 6.404/76, art. 176, alterada pela Lei 11.638/07):

Balanço Patrimonial

Demonstração dos Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA)

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)

Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC)

Se companhia aberta, Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Para as companhias abertas, a CVM determina que estas deverão apresentar no conjunto de suas demonstrações a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, substituindo assim à DLPA (Instrução CVM 59/86).

As companhias fechadas deverão apresentar a DFC somente quando, à data do balanço, possuírem um patrimônio líquido igual ou superior a dois milhões de reais (R$ 2.000.000,00).

REFERÊNCIAS

Contabilidade para Concursos e Exame de Suficiencia (Atlas, 2011).
Manual de Contabilidade Societária (Atlas, 2011)
Contabilidade Empresarial (Atlas, 2007).

AUTORES

Jorge Niyama, César Tibúrcio Silva, Demais Autores Organizadores;
Sérgio de Iudícibus, Eliseu Martins, Ernesto Gelbcke, Ariovaldo Santos;
José Carlos Marion.

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com