Conceitos de marketing aplicado ao mercado contábil

Share:


Hoje vou explanar alguns conceitos de marketing aplicados ao Marketing Contábil. Defino o marketing contábil como o conjunto de estratégias, planejamento e atividades visando à promoção, venda e o atendimento de necessidades e desejos de consumidores dos serviços prestados por empresas e profissionais da contabilidade.

Adequei alguns conceitos de marketing para o mercado contábil para ajudar meus leitores a compreender a aplica-los no dia a dia da prestação de serviços contábeis.

Mercado-Alvo

É o mercado principal na qual seus serviços, estrutura e estratégia de negócios estão direcionados. Não ter um público-alvo definido trará alguns problemas para a empresa contábil, tais como a perda de investimentos em comunicação, atração de clientes pouco rentáveis, dentre outros problemas.

Produtos

Erroneamente muitos profissionais da contabilidade não acreditam que serviços podem torna-se produtos. Mas é perfeitamente possível transformar os principais serviços contábeis em produtos e assim estabelecer estratégias específicas ao público alvo.

Propect

São empresas ou pessoas potenciais para a sua empresa contábil. Os prospects possuem condições e interesse real na contratação dos seus serviços contábeis.

Core Business

É o negócio principal do seu cliente. Atualmente está em alta o conceito de core business, onde as empresas estão focadas no seu negócio principal e terceirizam as demais atividades não principais, incluindo os serviços contábeis, fiscais, trabalhistas, dentre outros.

Mix Marketing

Conjunto de estratégias de marketing contábil composto dos 4 Ps do marketing que incluem :

Produto oferecido ao mercado, Preço praticado, Praça ou local de atuação e Promoção ou comunicação visando a venda dos serviços contábeis. As estratégias de marketing envolvem um o mais componentes do mix marketing

Diferenciação

Conjunto de vantagens competitivas que permite a empresa diferenciar seus serviços contábeis dos serviços prestados pelo mercado concorrente. Existem diversas estratégias para diferenciar-se no mercado, sendo que algumas podem ser facilmente copiadas, enquanto outras não.

Comportamento do consumidor

Características comportamentais das empresas ou pessoas adquirentes dos serviços contábeis. Compreender como pensa o cliente contábil é fundamental para elaboração de estratégias de marketing contábil.



Segmentação de mercado

A segmentação é a divisão do mercado contábil em grupos com o objetivo de estabelecer ações específicas de marketing.

Autor Anderson Hernandes, formado em contabilidade e marketing, além do MBA Executivo e MBA em gestão de negócios pela ESPM e mais de cem programas de extensão no Brasil e no exterior agregou um conhecimento fundamental para aplicar em seus treinamentos por todo o Brasil. Com ampla experiência na direção de outsourcing e os diversos livros e dezenas de artigos publicados o torna um profissional diferenciado e capacitado para proporcionar um treinamento.

Autor do livro: Marketing Contábil – Estratégias de Marketing para Empresas de Contabilidade.

Enviado pelo Analista Fiscal Antônio dos Santos.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário