O Contador “Gigante”!

Share:
Por Wellington Dantas


Na novela Fina Estampa da Rede Globo a Classe Contábil está sendo “representada” pelo grande ator Eri Johnson. O Gigante é o personagem interpretado pelo ator global.

Gigante, até determinado momento era um camarada praieiro, adepto do Vôlei de praia. Um Contador autônomo, boa vida e dono de um estilo e comportamento próprio.

Em determinado capítulo, Griselda (Lilial Cabral) ganhou o milionário prêmio da loteria, logo pensou o que fazer com a bolada.

Relatos da cena de Gigante e Griselda (com comentários do blog).

Os trechos entre aspas são do site da novela*

“[...] O rato de praia entra no escritório e vê uma montanha de papéis”.

Note-se que ‘rato de praia’, é uma analogia a seu personagem que frequenta a praia todos os dias.

Ao vê a “montanha de papéis” Gigante, com sua visão de Contador experiente logo verifica que os relatórios financeiros não estão em conformidade com as práticas contábeis vigentes e “diz que as contas estão todas erradas”. Logo Gigante relata: "Sou do ramo, Contador diplomado e dos bons".

“Ele vai começar a dar dicas para a milionária, mas Griselda o corta e faz a proposta”: "Quer ser meu Contador em tempo integral?"

Em resposta a milionária “Gigante se anima, e os dois fecham um acordo.  Griselda comemora: "Acho que isso é o começo de uma bela amizade!".

Contrato de Consultoria, Assessoria e Planejamento fechado. Gigante vai administrar os milhões de Griselda.

Uma reflexão:

Evidentemente que a novela é para o público em geral, deve ter uma linguagem popular.

Há quem diga que isso é meramente ilustrativo. Além disso mostra que podemos ser excelentes profissionais contábeis, bem remunerados, levando a profissão com humor, responsabilidade e carinho.

Outros podem dizer que o Contador “Gigante” apesar da sua atitude, comportamento informal e bom humor, é um Contador que "respeita" os Princípios Éticos da Profissão Contábil, além de ser um profissional moderno e dedicado.

Porém, há quem diga que a imagem da Contabilidade e do Contador passada pela novela não é a ideal para a Classe Contábil.

Afinal, como o Contador Gigante representa a Classe Contábil? O que podemos observar de pontos positivos e reflexivos desse núcleo da novela? A novela tem mostrado capítulos que tratam da Contabilidade, tema pouco debatido nas dramaturgias. Diferente dos profissinais: advogados, médicos, entre outros que figuram na telinha com frequencia.

*Os trechos originais desse texto podem ser conferidos no endereço: 

Wellington Dantas, Contabilista, Especialista em Docência do Ensino Superior, Pós Graduando em Gestão de Negócios, facilitador de Cursos em Rotinas Administrativas e Práticas Trabalhistas.

5 comentários:

  1. A globo é muito influente. Se a contabilidade fosse bem explorada seria um ponto positivo, visibilidade.

    ResponderExcluir
  2. a cena retrata no texto fala em bela amizade e na minha opiniao negocio é negocio.

    ResponderExcluir
  3. Cintia Dourado26/12/11

    Claro que a novela é algo baseado em realidade. Acompanho a novela e tem cenas que desrespeitam a contabilidade. Sei la, como se fosse a contabilidade arcaica, nao valorizada.

    ResponderExcluir
  4. Na verdade a novela mostra um cara desajeitado como Contador, e na verdade existem bons contadores que nao se importam com formalidades.

    ResponderExcluir
  5. Nogueira27/12/11

    Intessante boa visão.

    ResponderExcluir