Contagem regressiva para mudanças no PIS-COFINS

Share:


A prorrogação da etapa PIS -CONFINS, considerada a mais complexa do processo para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), encerra-se em 7 de fevereiro e muitas empresas ainda seguem sem adequação. A corrida, agora é para não entregar declarações errôneas, passíveis de punição. A legislação estabelece que  devem entregar nesse prazo, empresas no lucro real sem acompanhamento diferenciado. Já as empresas do lucro presumido arbitrado, são obrigadas, a partir de 1º de janeiro de 2012 a enviar dados do mês até 7 de março.
Para agilizar o processo de transição, a Rede Cigam, desenvolvedora do ERP Cigam, triplicou a emissão de NF-e desde que integrou o documento fiscal digitalizado ao seu ERP. As emissões passaram de um bilhão em 2008 para 3,173 bilhões de notas emitidas em 2010. "Desenvolvemos amarrações e controles específicos para facilitar a emissão da nota acompanhando todo o percurso em tempo real. Assim, nosso ERP fornece funcionalidade de consistência do cadastro do contribuinte, junto às secretarias estaduais, antes da emissão da nota", diz Robinson Klein, Diretor de Mercado da Rede Cigam. A empresa estima crescimento contínuo nas atualizações com incremento de cerca de 30% no primeiro semestre de 2012.
 O SPED Consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aos órgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos. Garante, assim, a validade jurídica apenas na sua forma digital. No SPED é possível  encontrar as seguintes obrigações: NF-e, Sped Fiscal, Sped Contábil, FCont (um complemento do Sped Contábil) e SPED PIS e COFINS;NF-e: A Nota Fiscal Eletrônica é obrigatória de acordo com a classificação de cada empresa dentro do CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica); SPED FISCAL: O estoque deve ser declarado em fevereiro de cada ano, por meio do bloco H.
A entrega do documento é mensal.
Mudança Gradual
As alterações propostas pelo Governo e Receita Federal foram feitas em diversas etapas. O início foi com o Sintegra, a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o SPED contábil. Após vieram as mudanças no SPED PIS e COFINS e SPED fiscal. Assim, será feita a fiscalização das empresas, que precisam cumprir a exigência com prazos distintos.
Rede Cigam
A Rede Cigam, que em 2011 completou 25 anos, está presente em todo o território nacional com 28 unidades. Atende a mais de 2.400 clientes e se destaca entre as 100 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A Cigam está entre as maiores empresas de Software de Gestão Empresarial (ERP) do Brasil. O crescimento a este estágio está centrado em seu modelo de gestão, de formação profissional e a tecnologia de alta produtividade utilizada. A gestão estratégica é desenvolvida através de BSC e apoiada por ferramentas como CMMI e PMI (PMBOK),modelo que permeia também o ERP que a empresa oferece ao mercado. A Cigam é pioneira na criação da Universidade Corporativa Cigam (UCC) em agosto de 2007. Com base em modelo sustentável para a formação profissional, especialização em gestão e nos produtos da empresa, a UCC virou modelo, por oportunizar o crescimento dos profissionais e contribuir com os clientes na formação de sua equipe e melhoria de sua produtividade. (http://www.cigam.com.br)
Jornal Contábil

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário