terça-feira, 1 de novembro de 2011

Lehman intima fundos de hedge do Goldman em investigação de falência

O Lehman Brothers Holdings Inc. intimou 25 fundos de hedge gerenciados pelo Goldman Sachs Inc. e pede que o gigante de Wall Street entregue documentos como parte de uma investigação sobre a falência do banco de investimento. Os advogados do Lehman intimaram as afiliadas do Goldman no Tribunal de Falências de Manhattan. Não está claro o que os advogados do Lehman querem exatamente além do pedido geral dos documentos.

Os fundos do Goldman incluem o Goldman Sachs Credit Opportunities 2008 Master Fund, Goldman Sachs Mortgage Credit Opportunities Fund LP e o Goldman Sachs Emerging Markets Opportunities Fund LLC. O Goldman Sachs Asset Management business também foi intimado. O porta-voz do Goldman Sachs, Michael DuVally, não quis comentar o assunto, assim como a porta-voz do Lehman, Kimberly Macleod.


As intimações foram feitas pelo escritório de advocacia Jones Day e não pelo principal conselho de falência do Lehman, Weil, Gotshal & Manges. Jones Day é o escritório especial do Lehman para litígios domésticos e cuidou da ação de desconto secreto do Lehman contra o Barclays PLC no valor de US$ 11 bilhões, ligada à compra da corretora do Lehman pelo banco britânico em 2008. Um juiz de falência decidiu a favor do Barclays na disputa.


O fato de que o Lehman querer ver os registros dos fundos não implica necessariamente irregularidades por parte do Goldman. As propriedades envolvidas em uma falência geralmente são investigadas e nem sempre revelam má conduta. Mas o Lehman intimou anteriormente vários fundos de hedge e empresas de Wall Street, inclusive o Goldman, numa investigação de que boatos ajudaram a acelerar o colapso do banco. Nela, houve alegações de que vendedores espalharam rumores falsos sobre a deterioração das condições financeiras do Lehman antes do colapso do banco.

Estadão Economia com informações são da Dow Jones.

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com