domingo, 6 de novembro de 2011

Exclusivo para o BlogCONTABILIZANDO.COM! Difícil missão? O Exame de Suficiência do CFC e a colaboração do Prof. Christian Oliveira

Foto Araguaia.edu
A Lei 12.249/2010 que instituiu a obrigatoriedade do Exame de Suficiência em Contabilidade para o registro do Profissional Contábil já teve a sua 2ª edição. O CFC em seu edital relata que o gabarito oficial sai em até 20 dias após a realização provas. Na verdade um tormento para quem realiza o exame e tem que aguardar esse prazo. Como visto nos lugares e nas discussões via internet, o prazo pode ser considerado fora do comum, já que quando se elaboram provas pressupõe que as respostas já existem.

Um profissional se preocupou com esse fato e de prontidão vem ajudando muitos contabilistas nos estudos e na correção recorde da prova que chegou a quase 97% de acertos em relação a oficial.

Estamos falando de Christian Abrão de Oliveira, Goiano, Contador, Perito Contábil, Prof. Universitário e Advogado. Além da correção da prova o Prof. Crhistian através do seu blog – http://www.papocomchristian.blogspot.com/ – vem criando uma sinergia muito positiva e ajudando vários brasileiros nos estudos para passar na prova de suficiência, através de debates, estudos e discussões!

No Blog do Prof. Christian você encontra as questões do Exame do CFC respondidas com a devida fundamentação.

O BlogCONTABILIZANDO.COM bateu um papo EXCLUSIVO com Christian. Conheça aqui um pouco mais desse profissional contábil.

CONTABLOGANDO
Blog : Christian, conte-nos um pouco sobre o Prof. Christian.

Prof. Christian : Sou natural de Ipameri - Goiás, moro em Goiânia desde os 15 anos de idade, formei em contabilidade aos 23 anos, iniciei minha carreira desenvolvendo atividades voluntárias. Projeto de Educação Financeira Infantil aos 20 anos, Orçamento Familiar aos 21 anos, entre outros... sempre realizando cursos gratuitos no Estado de Goiás.

Blog : Prof. Christian agora nos conte sobre o Christian.

Prof. Christian : O Christian é uma pessoa que adora a prática de esportes, bem animado, que gosta de trabalhar e de sua família. E com amor a Deus.

Blog : Muito bem, através do seu Blog você tem incentivado e se dedicado algumas horas do dia para postar ensinamentos para quem pretende realizar o Exame de Suficiência, como surgiu essa ideia?

Prof. Christian : O desenvolvimento do blog foi uma ferramenta de integração com os alunos presenciais em 2006, tinha um outro nome inclusive, uma forma que pudesse ajuda-los, mas pelo acaso atingiu uma grande parte dos alunos no Brasil. Tornou-se realmente conhecido no primeiro exame de suficiência, quando no domingo um aluno trouxe a prova pedindo para que eu corrigisse, quando comecei a postar percebi um grande número de participação.

Blog: O mais interessante é que essa dedicação é sem ganhos financeiros, seria um exemplo de cidadania ou seria para o fortalecimento da Classe Contábil?

Prof. Christian :Realmente não cobro nada de ninguém para trabalhar, é uma atividade que gosto e desenvolvo com todos. Também estou aprendendo... sempre (...)

Blog: Você conta com ajuda de alguém, você tem uma equipe de profissionais?

Prof. Christian: Certos assuntos, como por exemplo matemática financeira, estatística,português levo as discussões para os professores, e sempre vou compartilhar os créditos (...). Atualmente, alguns professores, tais como: Deusdete, João Marcos vem integrando nos cursos presenciais.

Blog: Então, o que levou o Prof. Christian a ficar horas corrigindo uma prova de Exame do CFC para milhares de brasileiros?

Prof. Christian : Aprendizado envolvido com o carinho pela profissão. Tive um professor que certa vez me disse: Conhecimento não ocupa espaço e ninguém rouba. Acho perfeito essa afirmação.

Blog: Fantástico! Professor, a responsabilidade é muito grande, afinal corrigir e lançar um gabarito extra oficial cria uma expectativa grande em quem consegue visualizar a Carteirinha Verde. Vale registrar que os que acompanham o seu Blog comemoram (antes mesmo do oficial) quando conseguem atingir o necessário para passar. Como você explica isso?

Prof. Christian: Realmente corrigir uma questão sem o gabarito é trabalhar com o imprevisto, também fico na torcida pois não sou o dono da verdade. Acho que esse gabarito extra oficial ajuda aqueles que precisam de uma resposta mais rápida. Não entendo tanta demora da banca examinadora para divulgar o gabarito.

Blog:Nessa segunda edição você não conseguiu êxito em apenas duas questões (passíveis de recurso) em quantos dias você corrigiu a prova? Suprimindo em horas dedicadas, quanto tempo?

Prof. Christian: Corrigi em três noites,  e uma tarde. Em torno de 10 horas de trabalho. O fato que me preocupo, não é o de gabaritar, e sim corrigir a questão, entender o seu desenvolvimento, como em sala de aula. Interessante que a participação simula uma sala de aula, os alunos interagem e constroem um pensamento sobre o assunto. 

Blog: E na primeira Edição?

Prof. Christian: Na primeira edição, levei quase o mesmo tempo, mas tive uma demora em postar, pois fiz no papel para depois levar para a  postagem, foi um processo lento, dessa vez desenvolvi direto no blog.

Blog: Para os que pretendem realizar o Exame o ano que vem, O professor Christian vai continuar ajudando? 

Prof. Christian: Vou sim! Da mesma forma que ajudo os meus alunos presenciais. 

Blog: Muitos elogios e agradecimentos podem ser vistos nos comentários dos contabilistas para cada postagem que você faz. É esse feedback positivo que faz com que você continue o trabalho voluntário?

Prof. Christian: Realmente fico emocionado ! Para um professor isso é muito gratificante. Torço para que cada uma dessas pessoas tenham muito sucesso! Fiquei muito grato!

Blog: No tocante as duas edições realizadas, qual o seu ponto de vista?

Prof. Christian: O amadurecimento dos alunos em relação ao exame. No primeiro pegou todos de surpresa, já no segundo o rato comeu o gato.

Blog: Ainda na comparabilidade dos exames. O baixo índice de aprovação na 1ª edição e o aumento da 2ª edição do exame, como você ver isso? Segundo seu ponto de vista, a primeira prova foi mais difícil ou o pessoal se preparou mais para a segunda?

Prof. Christian: Achei para o nível de graduação a segunda prova mais complexa, com o teor das questões mais rebuscados, porém as alternativas estavam mais lógicas, na primeira prova foi mais difícil, quase uma cópia das edições anteriores (2004). Na verdade, acredito que os méritos foram dos alunos, que se prepararam muito para essa prova, aqui em Goiás vi a dedicação de muitos. Nos sábados, quando trabalhava em dois cursos, vi a disposição dos alunos em desenvolver as questões, não importando a hora. Esse foi o resultado.

Blog: De forma geral, como você vê a qualidade da Educação Contábil no Brasil?

Prof. Christian: Muito restrita, direcionada para poucos. Os  Livros são caros, bibliotecas pouco desenvolvidas, os cursos de extensão direcionados nas capitais com valores altos. Não acho que o problema seja as Instituições Educacionais, nem dos professores, pois fazem o seu ofício.

Blog: Você sempre usa uma frase de Cora Coralina. Qual a mensagem que você deixa para os que estão ingressando e pretendem ingressar na Profissão Contábil?

Prof. Christian: Um grande professor meu, citou essa frase, achei genial: "O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem todas de uma vez." (autor desconhecido). Essa frase demonstra como é a construção de uma carreira, leva tempo.

Blog: O BlogCONTABILIZANDO.COM agradece ao Prof.Christian pela colaboração e desde já o convida para outros bate papos sempre visando o fortalecimento da Classe Contábil.

Prof. Christian: Eu agradeço ao Blog Contabilizando, essa é uma ótima iniciativa para contabilidade, com toda certeza já é um sucesso, e acredito que o caminho da contabilidade seja esse, mais livre, sem restrições de conhecimento. Um abraço para todos vocês!

Wellington Dantas

Copyright © 2011 | Powered by Blogger

Formatação e Design | JM DESIGN e Programadores Associados | Criação, Design e Formatação de WebSites | jm.designgrafico@gmail.com