Exclusivo para o BlogCONTABILIZANDO.COM! Difícil missão? O Exame de Suficiência do CFC e a colaboração do Prof. Christian Oliveira

Share:
Foto Araguaia.edu
A Lei 12.249/2010 que instituiu a obrigatoriedade do Exame de Suficiência em Contabilidade para o registro do Profissional Contábil já teve a sua 2ª edição. O CFC em seu edital relata que o gabarito oficial sai em até 20 dias após a realização provas. Na verdade um tormento para quem realiza o exame e tem que aguardar esse prazo. Como visto nos lugares e nas discussões via internet, o prazo pode ser considerado fora do comum, já que quando se elaboram provas pressupõe que as respostas já existem.

Um profissional se preocupou com esse fato e de prontidão vem ajudando muitos contabilistas nos estudos e na correção recorde da prova que chegou a quase 97% de acertos em relação a oficial.

Estamos falando de Christian Abrão de Oliveira, Goiano, Contador, Perito Contábil, Prof. Universitário e Advogado. Além da correção da prova o Prof. Crhistian através do seu blog – http://www.papocomchristian.blogspot.com/ – vem criando uma sinergia muito positiva e ajudando vários brasileiros nos estudos para passar na prova de suficiência, através de debates, estudos e discussões!

No Blog do Prof. Christian você encontra as questões do Exame do CFC respondidas com a devida fundamentação.

O BlogCONTABILIZANDO.COM bateu um papo EXCLUSIVO com Christian. Conheça aqui um pouco mais desse profissional contábil.

CONTABLOGANDO
Blog : Christian, conte-nos um pouco sobre o Prof. Christian.

Prof. Christian : Sou natural de Ipameri - Goiás, moro em Goiânia desde os 15 anos de idade, formei em contabilidade aos 23 anos, iniciei minha carreira desenvolvendo atividades voluntárias. Projeto de Educação Financeira Infantil aos 20 anos, Orçamento Familiar aos 21 anos, entre outros... sempre realizando cursos gratuitos no Estado de Goiás.

Blog : Prof. Christian agora nos conte sobre o Christian.

Prof. Christian : O Christian é uma pessoa que adora a prática de esportes, bem animado, que gosta de trabalhar e de sua família. E com amor a Deus.

Blog : Muito bem, através do seu Blog você tem incentivado e se dedicado algumas horas do dia para postar ensinamentos para quem pretende realizar o Exame de Suficiência, como surgiu essa ideia?

Prof. Christian : O desenvolvimento do blog foi uma ferramenta de integração com os alunos presenciais em 2006, tinha um outro nome inclusive, uma forma que pudesse ajuda-los, mas pelo acaso atingiu uma grande parte dos alunos no Brasil. Tornou-se realmente conhecido no primeiro exame de suficiência, quando no domingo um aluno trouxe a prova pedindo para que eu corrigisse, quando comecei a postar percebi um grande número de participação.

Blog: O mais interessante é que essa dedicação é sem ganhos financeiros, seria um exemplo de cidadania ou seria para o fortalecimento da Classe Contábil?

Prof. Christian :Realmente não cobro nada de ninguém para trabalhar, é uma atividade que gosto e desenvolvo com todos. Também estou aprendendo... sempre (...)

Blog: Você conta com ajuda de alguém, você tem uma equipe de profissionais?

Prof. Christian: Certos assuntos, como por exemplo matemática financeira, estatística,português levo as discussões para os professores, e sempre vou compartilhar os créditos (...). Atualmente, alguns professores, tais como: Deusdete, João Marcos vem integrando nos cursos presenciais.

Blog: Então, o que levou o Prof. Christian a ficar horas corrigindo uma prova de Exame do CFC para milhares de brasileiros?

Prof. Christian : Aprendizado envolvido com o carinho pela profissão. Tive um professor que certa vez me disse: Conhecimento não ocupa espaço e ninguém rouba. Acho perfeito essa afirmação.

Blog: Fantástico! Professor, a responsabilidade é muito grande, afinal corrigir e lançar um gabarito extra oficial cria uma expectativa grande em quem consegue visualizar a Carteirinha Verde. Vale registrar que os que acompanham o seu Blog comemoram (antes mesmo do oficial) quando conseguem atingir o necessário para passar. Como você explica isso?

Prof. Christian: Realmente corrigir uma questão sem o gabarito é trabalhar com o imprevisto, também fico na torcida pois não sou o dono da verdade. Acho que esse gabarito extra oficial ajuda aqueles que precisam de uma resposta mais rápida. Não entendo tanta demora da banca examinadora para divulgar o gabarito.

Blog:Nessa segunda edição você não conseguiu êxito em apenas duas questões (passíveis de recurso) em quantos dias você corrigiu a prova? Suprimindo em horas dedicadas, quanto tempo?

Prof. Christian: Corrigi em três noites,  e uma tarde. Em torno de 10 horas de trabalho. O fato que me preocupo, não é o de gabaritar, e sim corrigir a questão, entender o seu desenvolvimento, como em sala de aula. Interessante que a participação simula uma sala de aula, os alunos interagem e constroem um pensamento sobre o assunto. 

Blog: E na primeira Edição?

Prof. Christian: Na primeira edição, levei quase o mesmo tempo, mas tive uma demora em postar, pois fiz no papel para depois levar para a  postagem, foi um processo lento, dessa vez desenvolvi direto no blog.

Blog: Para os que pretendem realizar o Exame o ano que vem, O professor Christian vai continuar ajudando? 

Prof. Christian: Vou sim! Da mesma forma que ajudo os meus alunos presenciais. 

Blog: Muitos elogios e agradecimentos podem ser vistos nos comentários dos contabilistas para cada postagem que você faz. É esse feedback positivo que faz com que você continue o trabalho voluntário?

Prof. Christian: Realmente fico emocionado ! Para um professor isso é muito gratificante. Torço para que cada uma dessas pessoas tenham muito sucesso! Fiquei muito grato!

Blog: No tocante as duas edições realizadas, qual o seu ponto de vista?

Prof. Christian: O amadurecimento dos alunos em relação ao exame. No primeiro pegou todos de surpresa, já no segundo o rato comeu o gato.

Blog: Ainda na comparabilidade dos exames. O baixo índice de aprovação na 1ª edição e o aumento da 2ª edição do exame, como você ver isso? Segundo seu ponto de vista, a primeira prova foi mais difícil ou o pessoal se preparou mais para a segunda?

Prof. Christian: Achei para o nível de graduação a segunda prova mais complexa, com o teor das questões mais rebuscados, porém as alternativas estavam mais lógicas, na primeira prova foi mais difícil, quase uma cópia das edições anteriores (2004). Na verdade, acredito que os méritos foram dos alunos, que se prepararam muito para essa prova, aqui em Goiás vi a dedicação de muitos. Nos sábados, quando trabalhava em dois cursos, vi a disposição dos alunos em desenvolver as questões, não importando a hora. Esse foi o resultado.

Blog: De forma geral, como você vê a qualidade da Educação Contábil no Brasil?

Prof. Christian: Muito restrita, direcionada para poucos. Os  Livros são caros, bibliotecas pouco desenvolvidas, os cursos de extensão direcionados nas capitais com valores altos. Não acho que o problema seja as Instituições Educacionais, nem dos professores, pois fazem o seu ofício.

Blog: Você sempre usa uma frase de Cora Coralina. Qual a mensagem que você deixa para os que estão ingressando e pretendem ingressar na Profissão Contábil?

Prof. Christian: Um grande professor meu, citou essa frase, achei genial: "O tempo foi algo que inventaram para que as coisas não acontecessem todas de uma vez." (autor desconhecido). Essa frase demonstra como é a construção de uma carreira, leva tempo.

Blog: O BlogCONTABILIZANDO.COM agradece ao Prof.Christian pela colaboração e desde já o convida para outros bate papos sempre visando o fortalecimento da Classe Contábil.

Prof. Christian: Eu agradeço ao Blog Contabilizando, essa é uma ótima iniciativa para contabilidade, com toda certeza já é um sucesso, e acredito que o caminho da contabilidade seja esse, mais livre, sem restrições de conhecimento. Um abraço para todos vocês!

Wellington Dantas

23 comentários:

  1. Renato Pereira6/11/11

    Olá sou de Goiânia, acompanho o trabalho do prof. desde o 1º exame após a lei. Não passei no 1º mas no 2º tive 40 acertos, sem duvidas o prof crhistian me ajudou bastante!

    ResponderExcluir
  2. Renata Cerqueira Dias6/11/11

    Que legal, recebi o anuncio do Prof Crhistian dizendo que tinha esse blog que ele participou. òtimo blog, estao de parabens e o prof cristian é um homem abençoado por Deus!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/11/11

    Christian Abrao é o cara! inteligente e humilde, me ajudou bastante, acompanho o blog dele e agora vou acompanhar esse também.

    Ricardo Contador - Uberlândia/MG

    ResponderExcluir
  4. João Luiz - Macaé/RJ6/11/11

    Estou me espelhando em Christian. Pessoal do Blog parabéns pela matéria com esse excelente profissional, ele merece... o que vocês acham contabilistas?

    ResponderExcluir
  5. Gustavo Peralta6/11/11

    Que legal! o blog de parabens pelo conteudo e principalmente por convidar esse fenomeno chamdo cristian oliveira! Quem quiser passar acompaanhe o blog. recomendo esse blog tambem.
    Alô pessoal de Brasília, passei com 42 acertos!

    ResponderExcluir
  6. Maria Clara Contadora6/11/11

    Fiquei sabendo hoje que existia esse blog. Um amigo que acompanha o de crhistian me indicou, parabens aos criadores.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela matéria. Realmente o professor Christian merece este destaque. Fiquem todos com Deus.
    Andreia - Curitiba - Paraná.

    ResponderExcluir
  8. Geraldo Vasconcelos - Curitiba PR7/11/11

    Andreia voce passou no exame? acompanha o blog de cristian? achei muito legal esse tambem!

    ResponderExcluir
  9. Legal, muito bom! O professor Crhistian merece isso e muito mais! Sobre esse blog gostei bastante, nao tinha visto ainda nenhum com esse formato!

    Parabens a todos e boa sorte!!

    Matheus dos Santos Contador - Campinas/SP

    ResponderExcluir
  10. Realmente o blog do professor Christian é de grande importância para nós contabilistas, pois muitas vezes temos dúvidas em algumas questões e ele nos explica como resolvê-las e tudo gratuitamente o que o torna mais especial ainda, pois prova que faz por amor.
    Uma colega me indicou esse blog já depois da realização da 2ª prova do exame, pena não tê-lo conhecido antes. Vou acompanhá-lo sempre e agora também acompanharei o Contabilizando.
    Obrigada professor Christian pelo seu amor pela profissão que o levou a criar seu blog que nos ajuda tanto no conteúdo contábil quanto no reforço do quanto é importante nossa ética profissional.

    O senhor professor Christian é um exemplo de profissional.Nós que estamos começando nossa carreira ficamos muito gratos por podermos ter um espelho como o senhor.

    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO!

    E PARABÉNS TAMBÉM AO BLOG CONTABILIZANDO PELO RECONHECIMENTO DESSE GRANDE PROFISSIONAL E PELA TRABALHO DESENVOLVIDO.

    TAÍS DOS ANJOS - BAHIA

    ResponderExcluir
  11. Bela iniciativa, o prof. Christian merece todo destaque pelo trabalho maravilhoso que vem desenvolvendo, acompanho desde o primeiro exame e agora mesmo depois de aprovada vou continuar acompanhando seu trabalho," Parabéns querido Professor" e obrigada ao blog pela lembrança.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/11/11

    Realmente o Profº Christian é o caraaaaa!!!...
    Além de excelente profissonal é um exemplo de ser humano!
    Parabéns Professor e quem Deus te dê em dobro...que ele te abençoe e proteja sempre!!!
    Realmente conhecimento e educação é o maior bem que podemos ter e este nunca se conclui sempre há o q se acrescentar, e hoje, vc acrescentou de indeiretamnet ou diretamnete a muitas pessoal, q para se ganhar nem sempre tem q se perder...
    Obrigada pela ajuada e carinho, no momento de ansiedade, vc foi o tranquilizante de muitos de nós.
    Parabéns ao blogcontabilizando.com, realmente valorizou uma grande jóia.
    Att,
    Geisa

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Prof. Cristian e o Blog Contabilizando, pela matéria. Realmente o Prof. Cristian é abençoado e Deus continuará abençoando e muito, pois ele não esconde o que sabe e pensa sempre no próximo. Acompanho o blog do prof. Cristian. Obrigada pela dedicação e reconhecimento.

    ResponderExcluir
  14. Professor sim e em tempo integral e com dedicação extrema.. isso é o Prof. Christian.

    Só gostaria que ele falasse mais sobre as eleições para o CRC/Go e sobre a sua chapa.

    Acho que todos deveriam saber que ele está disputando e que merece muito ganhar essas eleições regionais, pois o CRC/Go tá precisando muito ter pessoas com ética e competentes para realizar um bom trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/11/11

    Excelente entrevista. Prof. Christian parabéns pelo trabalho. Seu gabarito prelimar conforta muitos dos candidatos que fizeram o exame de suficiência.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns a você prof. Christian, pois teve uma iniciativa que ajudou a todos, após a realização da prova era dificil controlar a ansiedade de ter que esperar pelo gabarito. eu já sabia que estava aprovado graças a sua divulgação do gabarito extra oficial.

    Reginaldo Felix - Osasco - SP

    ResponderExcluir
  17. Anônimo8/11/11

    Olá, Me chamo Alex, sou de Brasília DF, acompanhei o blog do professor, realmente é muito bom poder contar com pessoas que se dedicam a ajudar tranferindo conhecimento.

    Parabens professor

    ResponderExcluir
  18. Anônimo8/11/11

    >>Professor Christian, uma figura importantíssima para a classe dos contabilistas!

    >>Muito obrigado!

    Celio Farias - São Paulo

    ResponderExcluir
  19. Só tenho a agradecer o Prof. Christian. Foi muito humano da parte dele essa ajuda para do Brasil. Só nós alunos (agora Contadores) sabemos como é a pressão e a vontade de ser aprovado.
    Na 1ª edição eu não fui aprovado, utilizei o blog do professor todos os dias para estudar. Com certeza ele teve o mérito também.
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  20. O professor Christian é simplesmente maravilhoso, um exemplo de ser humano e um profissional espetacular. O seu blog é uma bênção em nossas vidas.
    Rose Ferreira
    Ouro Preto do Oeste-RO

    ResponderExcluir
  21. Henquive Navas2/1/12

    Esse Cristian é fera! Ajudou muita gente a passar no exame!

    ResponderExcluir
  22. Eu achei o blog do profº. Cristian por acaso quando procurava por gabaritos extra oficiais na internet....o interessante é o quanto a gente aprende com ele só de acompanhar as correções e discutir com os colegas que conhecemos no blog...de diversos lugares, compartilhando do mesmo desespero que é aos poucos aliviado por esse grande mestre......

    Andréia.
    fLORIANÓPOLIS S/C

    ResponderExcluir
  23. Ele é mesmo muito especial....acompanhei a correção da prova e naquele momento tudo o que importava pra mim era estar conectada com ele o tempo todo aguardando as correções...Profº. Cristian, você foi a pessoa mais que ESPECIAL naquele momento, é uma sensação muito boa saber que alguém se importa com o que sentimos e você entende que é um momento de desespero e decisivo em nossas vidas....por isso nos ajuda sem esperar nada em troca Deus continue te abençoando e engrandecendo seu trabalho........Parabéns....passei com 31 pontos....

    Andréia.
    Florianópolis

    ResponderExcluir